FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Obviamente, após terem gasto bastante dinheiro para comprar as novas lindas sapatilhas de pontas, as jovens bailarinas e os seus pais sentem-se desanimados quando ouvem falar sobre 'Amolecer’ as sapatilhas de pontas. Isto é, na verdade, um passo muito importante, e, se feito correctamente pode até prolongar a vida útil da sapatilha de pontas. Contudo, se for feito de forma incorrecta, pode drasticamente encurtar a sua durabilidade, pelo que é preciso ser feito com caução. Eu criei um vídeo gratuito que demonstra exactamente como fazer isto, o qual podes ver em www.theballetblog.com 

Inicialmente o shank (sola de suporte) duma sapatilha de ponta é razoavelmente duro. Se a sapatilha é utilizada assim, sem ser previamente amolecida, tenderá a partir no meio do arco, onde está sobre maior stress. Uma vez que isto aconteça, a sapatilha é considerada ‘partida’ e pode ser decomposta para servir como sapatilha de meia-ponta. Contudo, se a sapatilha está enfraquecida mais atrás na região do calcanhar antes de a começares a utilizar, esta continuará a amolecer neste ponto quando utilizada, preservando o resto da sola. Também, confere à sapatilha de ponta uma linha muito mais bonita e que oferece maior suporte.

Portuguese Article Image - Why do you have to break in pointe shoes

Algumas bailarinas também gostam de suavizar várias outras partes da sapatilha, e a maioria das bailarinas desenvolve um ritual para como gostam de preparar as suas sapatilhas de pontas para serem utilizadas. Algumas molham repetidamente a ponta da box para suavizar a cola, para a tornar mais silenciosa (especialmente para ballets românticos). Algumas precisam de massajar a box para a tornar mais suave em determinadas áreas, para acomodar um 5º dedo um pouco maior ou uma bolha. Ao longo dos anos de trabalho de pontas irás aprender todos estes truques, contudo, usualmente, isto não é necessário quando inicias as pontas. 

Deves evitar algumas das técnicas mais drásticas que frequentemente vemos em filmes de dança, como cortar as sapatilhas com uma faca ou bater com estas contra uma porta, pois isto pode destruir as sapatilhas muito rapidamente. Podes usar as tuas novas sapatilhas de pontas com meias por cima e andar por casa gentilmente, para suavizar a cola com o teu calor corporal, de modo a acomodar a box ao formato dos teus pés. Trabalhar os pés corretamente com exercícios simples na barra é uma das melhores formas de suavizar as sapatilhas nos pontos necessários, e, fortalecer os pés ao mesmo tempo.

TPPB_Banner_portugese

Join The Ballet Blog Community & Receive 10% Off Your First Order!

TOP