FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

A questão “ Quando é que é demasiado tarde para começar o treino de pontas?” aparece frequentemente nos fóruns e grupos de discussão centrados sobre o treino de pontas, e, este é um assunto que nem todos os professores/ terapeutas/ autores abordam. Tecnicamente existe um menor risco para os pés duma aluna adulta quando começa o trabalho de pontas, uma vez que as cartilagens de crescimento já estão totalmente fundidas. Contudo, serão muito poucas as alunas adultas que não tenham dançado durante vários anos na sua juventude, que irão possuir um pé com a forma e força apropriadas ao treino de pontas. “O Livro para As Pontas Perfeitas”, um livro electrónico para download desenvolvido para ajudar alunas a fortalecerem os seus pés para o trabalho de pontas, apresenta detalhadamente como medir a amplitude de movimento em várias partes do pé e tornozelo necessárias para o treino de pontas.

O problema da flexibilidade é o principal motivo que irá impedir muitas das alunas maduras de conseguir uma posição de ponta total ao nível do tornozelo, uma vez que isto frequentemente requer algum alongamento suave dos ligamentos, o qual é muito mais fácil em idades mais novas. A amplitude possível do tornozelo também depende significativamente da mobilidade natural dos ligamentos em geral. Assim, num individuo ‘hipermóvel’ (laxidão natural em todos os ligamentos do corpo), será fácil conseguir. Contudo, eu tenho assistido a melhorias espantosas na amplitude de movimento ao nível do pé e tornozelo em clientes adultas, quando existe um verdadeiro desejo para fazer o trabalho necessário para melhorar esses aspectos.

A força requerida para uma aluna de ballet mais velha progredir para as pontas, na verdade, excede aquela que é requerida para uma jovem bailarina. Isto é devido ao facto de a maioria das bailarinas adultas serem significativamente mais pesadas do que a média das jovens de 12 anos! A bailarina deve ser capaz de controlar bem os pés para todos os testes, especialmente quando en fondu, e durante o petit allegro, uma vez que o aumento do peso corporal irá criar tensões muito mais fortes sobre as articulações do pé durante os saltos. Diminuído controlo do arco do pé quando en fondu, especialmente na ligeiramente arredondada sola da sapatilha de ponta, irá colocar os joelhos sobre grande tensão durante os movimentos. Força de turnout (ou en dehors), amplitude de movimento e controlo são também aspetos muito importantes para avaliar.

Se uma aluna adulta tem feito aulas de ballet durante algum tempo, e tem trabalhado bem os seus pés, a força necessária no “ante-pé” não demorará a desenvolver. Porém, para a aluna absolutamente iniciada ao ballet, aprender como isolar certos músculos no pé pode demorar algum tempo. Os nossos corpos desenvolvem ‘padrões motores’ dos movimentos que fazemos regularmente, e é importante que este controlo isolado dos pés seja de segunda natureza para a bailarina, antes que esta comece o trabalho de pontas. Existem muitas outras coisas em que pensar enquanto em pontas, pelo que a bailarina deve ser capaz de facilmente controlar a posição dos dedos dos pés na sapatilha de pontas, de modo a ter ótimo controlo e segurança nas pontas.

A coordenação requerida para controlar os pés em pontas é algo que se desenvolve ao longo dos anos de aprendizagem de dança, e, tal como para qualquer aluna, eu espero que esta realize 3 aulas por semana durante um ano, e idealmente aulas regulares por vários anos, antes de considerar iniciar o trabalho de pontas.

Todos os aspetos discutidos em “O Livro para As Pontas Perfeitas” devem ser vistos por todas as pessoa de todas as idades (incluindo rapazes!) antes de progredir para as pontas. Este fornece guias e testes de amplitude de movimento e força que são muito importantes para prevenir lesões. Não é impossível para uma bailarina adulta progredir para as pontas, mas, usualmente, irá requerer muito trabalho e dedicação para conseguir isto de forma segura.

TPPB_Banner_portugese

Join The Ballet Blog Community & Receive 10% Off Your First Order!

TOP