FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

Muitas bailarinas comentam que ‘faz parte’ ter os pés feridos, com bolhas e sangue quando fazes pontas. Contudo, isto simplesmente não é necessário. Se os teus pés e dedos são fortes, e, tens as sapatilhas de pontas adequadas, com uma pequena quantidade de proteções nas áreas apropriadas, os teus pés devem manter uma boa aparência.

Isto dito, o trabalho de pontas não é como andar de pantufas! Os pés são firmemente seguros na sapatilha, e, pode haver um desconforto inicial, pois os pés são seguros numa posição à qual não estão habituados. Todavia, isto não deve ser doloroso. Se és forte, tens sapatilhas adequadas e és sensata com quanto tempo ficas nas pontas, a dor não deve ser um problema.

Aqui estão algumas razões comuns pelas quais as bailarinas podem ter dor em pontas:

  1. Os pés são muito fracos. Muitas bailarinas começam as pontas antes de estarem fortes o suficiente para controlarem o pé na sapatilha de pontas. É extremamente importante saber como utilizar correctamente o pé na sapatilha e controlar a linha dos dedos, enquanto fazes pontas. ‘O Livro para As Pontas Perfeitas’ tem muitos exercícios de fortalecimento que te irão ajudar nisto!
  2. As sapatilhas estão muito curtas/estreitas. Uma sapatilha ajustada ao pé da bailarina deverá estar firme à volta da parte da frente do pé, mas sem apertar muito os dedos, uns contra os outros. Consulta o vídeo que fizemos sobre o ajuste de sapatilhas de pontas no The Ballet Blog.
  3. A box (a parte da frente da sapatilha) é muito larga. Se a box da sapatilha de ponta for muito larga, o pé irá deslizar para a box quando estás em pontas, colocando muita pressão nos dedos. A box deve ser estreita o suficiente para suportar o teu pé em pontas, mas não muito apertada de modo a esmagar os dedos.
  4. A box é muito curta. Uma box muito baixa irá, frequentemente, fazer pressão abaixo da articulação do dedo grande, podendo causar a formação dum joanete. Assegura-te sempre que as asas da sapatilha sobem até ao nível do teu dedo grande.
  5. Roçagar da box na tua pele. Se existir fricção entre a tua pele e a lona de revestimento da sapatilha, podes desenvolver bolhas dolorosas nos teus dedos. Assegura-te sempre que os teus pés estão secos e que utilizas qualquer tipo de proteção nas áreas de pressão, para ajudar a evitar a formação de grandes bolhas.
  6. As sapatilhas amoleceram muito. Se deixas qualquer proteção na sapatilha depois de dançares, o suor pode amolecer a cola da box. Isto leva o teu pé a afundar-se muito na sapatilha, e portanto, coloca tensão em outras áreas do pé. Assegura-te sempre de que secas bem as tuas sapatilhas entre cada utilização.

TPPB_Banner_portugese

Join The Ballet Blog Community & Receive 10% Off Your First Order!

TOP