FORGOT YOUR DETAILS?

CREATE ACCOUNT

A maioria dos bailarinos irá queixar-se duma lesão no pé a dado momento da sua carreira, e alguns bailarinos profissionais são atormentados por lesões crónicas nos pés, variando entre lesões ligeiras que são cuidadas durante anos, até lesões severas que podem terminar uma carreira.

A verdade é que muitas lesões no pé e tornozelo podem ser evitadas, e, geralmente acontecem como resultado de fraca força muscular no pé e/ou técnica faltosa. Os músculos ‘intrínsecos’ do pé são pequenos músculos que começam e acabam no pé e ajudam a controlar a posição dos dedos e o arco plantar. Estes são especialmente necessários para controlares os teus dedos na sapatilha em pontas. Se estes pequenos músculos não estão a trabalhar, então, músculos maiores, chamados ‘extrínsecos’ (que começam mais acima na perna), ficam sobre-utilizados devido ao esforço em tentarem realizar duas funções (estabilidade e movimento). Isto frequentemente gera lesões como ‘Síndrome do Compartimento Anterior’, ‘Fratura de Stress’ do osso da canela (tíbia), ou ‘Síndrome de Stress Tibial Medial’, todos comummente conhecidos com ‘Fraturas de Stress’ da tíbia.Portuguese Article Image - How Can You Avoid Foot Injuries En Pointe

Fraqueza dos músculos intrínsecos do pé e sobreuso dos músculos extrínsecos também resulta na apresentação de ‘dedos em garra’ na posição de pé, num rise e em pontas. Esta é a maior causa por de trás das desagradáveis bolhas nos nós dos dedos dos pés, que vemos frequentemente em fotografias de bailarinos profissionais; contudo, isto não tem de ser o caso. Controlo dos músculos intrínsecos permiteque a articulação média do pé permaneça em extensão, quando estás em apoio numa só perna ou enquanto esticas o pé totalmente. Isto não afeta a aparência da linha do pé, mas torna a dança muito mais agradável, pois não existe dor no pé!

Em muitos outros desportos, podem ser utilizadas ortóteses (suportes do arco) dentro do calçado para estabilizar o arco e resolver os sintomas relacionados com fraqueza dos músculos intrínsecos. Infelizmente, não é possível utilizar ortóteses regulares com as sapatilhas de ballet (embora muitos o tenham tentado), pelo que os bailarinos são deixados com sintomas, ou, repetirão extensos períodos de paragem da dança.

Fortalecimento adequado combinado com alongamentos moderados pode ajudar a resolver rapidamente muitas destas lesões crónicas. ‘O Livro para As Pontas Perfeitas’é uma colecção compreensiva de vários exercícios desenhados especificamente para fortalecer os músculos dos pés, necessários para qualquer bailarino de dança clássica. Apesar de ter sido inicialmente desenhado para ajudar raparigas a fortalecerem os seus pés antes de iniciarem as pontas, este livro tornou-se essencial para qualquer bailarina, e rapazes incluídos, especialmente se estes sofreram alguma lesão anteriormente ou no momento. Estes exercícios foram desenvolvidos após anos de trabalho em conjunto com bailarinos clássicos, e vendo em primeira mão o que é mais efectivo em recuperar o controlo destes pequenos músculos.

TPPB_Banner_portugese

Join The Ballet Blog Community & Receive 10% Off Your First Order!

TOP